dawntown

...it sticks between the teeth of the mind...

Tuesday, October 24, 2006

 
Downtown

Haverá ainda vida em Marte? Por planeta vermelho entenda-se a música urbana afro-americana, de que há muito me distanciara por força da previsibilidade rítmica e aridez lírica em que se embrenhara nos últimos largos anos, acossada por escassíssimas excepções que mais não têm feito do que tentar obturar buracos num cano perfurado em milhentos pontos, vertendo água por tudo quanto é lado, e exigindo reparações urgentes e decerto demoradas. Por pura curiosidade abeirei-me de um posto de escuta na Fnac cujos discos pareceram-me merecer ao menos um piedoso 'benefício da dúvida'. Escutei atentamente o último trabalho de Carl Hancock Rux e a obra surpreendeu-me muito para lá do expectável. Trata-se do que se pode apelidar de um álbum eloquente na substância melódica, ostentando um amplo arsenal de matizes sónicos apurados e recursos composicionais, acrescido de um registo vocal enleante. Menos encantórias, ou decisivas, serão as letras das canções. Não me sendo o nome Carl Hancock Rux de todo estranho, procurei saber um pouco mais sobre o seu acervo. Rux é um jovem esteta nova-iorquino que estende os seus préstimos de criador a domínios tão díspares quanto complementares como música, teatro, poesia, romance e ensaio. É o que se lê em qualquer nota biográfica disponível na internet. Falamos portanto de um activo em alta na bolsa de valores da downtown, referência da spoken word despontada no Nuyorican Poet's Cafe, e pelos vistos com obra já agraciada com nomeações para e prémios propriamente ditos. Se no capítulo musical Rux é capaz de evidenciar traços de excelência, talvez o mesmo não se possa inferir de ânimo leve das suas outras incursões artísticas, daí estranhar-se o frenesi celebratório que o circunda, a menos que estejamos perante uma certa indulgência advinda de factores terceiros. Claro que o ciberespaço nem tudo nos disponibiliza, pelo que o juízo pode pecar por parcial, mas pela amostra fica-se com a sensação de que a ovação é excessiva. Da dezena de poemas acessíveis aproveita-se apenas um, em que, maliciosamente, apraz-me entrever ali pelo meio algumas linhas de coca, o que torna tudo mais hiper-real e críptico.
Just Asking
to live to die to die to live to be to what? To know to then to now with what?understanding.
we ask to seek to search to find to not to say you do to where to look to read to hear to trust to pray to lose to ask to not be answered. and if I should or not or if I must bleed to bend or if and then the gush is not for sure and if or not if the bow is not promised anointing after the curtain fall then should I not or must I then be clear, with who for what and how? That should and could are not for sure and if or not if means nothing anymore*to any of us*not now*not ever*well then, the thought is this, if the thought of being well is just a thought of being other than what you are but if the thought of being well is just a thought of being what you are not then how to know it is a thought that could bring a state of being if you have never been in that state at all, having never been it? or if you think, well then, that being well you once have been and for now are not then why the thought? why not the state of being simply willed into the now, if not, then how to know it is a thought that could bring a state of being, but if the thought could very well will the state then the thought is this. could the thought will the state and it is true that those who die all willed it so because they did not think of being well then, or as far as that goes, those who fail and those who fall, all willed it so by not being well then or willing the state of being well, well then if they did, the young, the old, the in-between, we would what to will or want right away, that is life, and what not to will or want, that is death, and if we did, so willed it so, then why the fear and why the fight and how could we want what we do or will such so if the state of life and the being of death are all inevitable, for one comes first and then the next, the opposite is still a thought and not a fact, and still the state of being well, must be a thought of being what we have never been, what none of us really are, well then, how or why, could the thought ever be the thing that wills the state, and is it true, at all, that those who live and those who die all willed it so, or have I asked this before, and us who say we want, we need, we must be well, is this what we really want or do we know what to want, that is what we are not, some state of being well then?





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